Vídeo da Caravana Tekohá II – Guarani Kaiowá aborda rituais, cotidiano nas retomadas e emboscada à liderança indígena Araldo Verón
O vídeo faz uma cobertura da 2ª Caravana Tekohá – Guarani Kaiowa, organizada pela CSP-Conlutas e realizada nos dias 9 a 11 de agosto, em solidariedade aos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Duas aldeias, Ñandeva e Takuara, fruto de retomadas, foram visitadas pelos caravaneiros. Dois dias intensos de estreitamento de relações de confiança, conhecimento de culturas e fortalecimento da luta em defesa da demarcação e homologação imediata das terras indígenas.
Integraram a atividade representantes do Sintrajud, do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres), Movimento Luta Popular e PSTU.
Emboscada
Três dias após a saída da caravana, a liderança Araldo Verón sofreu traumatismo craniano ao ser atacado por pessoas com correntes, paus e facas, denunciados pelos indígenas como jagunços de fazendeiros da região.
Este vídeo foi exibido na reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas que ocorreu de 19 a 21 de agosto em São Paulo.
Os dirigentes do Luta Popular Irene Maestro e do Sintusp Aníbal Cavali, que estiveram na caravana, chamaram atenção aos participantes para a importância da divulgação dessa luta.
“Os povos indígenas sofrem ataques cotidianos”, denunciou Irene. “É importante que a Central se solidarize e divulgue cotidianamente a luta dos Guarani Kaiowas”, reforçou Cavali.
Fonte: CSP Conlutas