Videos

UMA HISTORIA DE AMOR E FÚRIA – Legendado

 

Acho que se temos que aprender sobre a história do nosso país. Então porque não começar ensinando História do Brasil a partir de TODAS as perspectivas e não somente a Eurocêntrica? Vamos pensar o seguinte. Todos nós aprendemos história geral na escola. Quando o Império Romano estava avançando e tomando tudo o que era de outros povos, no nosso livro de história o título era: Expansão do Império. Enquanto esses povos, mais tarde, vem tomando o que a eles pertencia… nesse mesmo livro o titulo era: Invasões Bárbaras.

Ora, a história como registro não é absolutamente neutra! Ela coloca a expressão do momento. A expressão dominante! A linguagem por si só, é ideológica, logo e porque não com os escritos e livros seria diferente? O que acontece é que fomos e estamos condicionados em interpretar a história do ponto de vista dos dominantes, e não dos dominados!! Esse filme quebra exatamente essa lógica e implementa uma nova forma de observar a história do brasil. Observar do ponto de vista dos oprimidos.

Observar de tal ângulo não te faz um comunista, nem mesmo um marxista. No conto Bíblico a figura de Jesus já observava a linha do tempo sobre o prisma dos mais fracos, dos humildes. Nem por isso nas igrejas os Padres afirmam que ele foi um dos percussores do Comunismo, Marxismo etc. Somos uma nação católica e que não sabe apurar os fatos de forma neutra. Sempre colocamos nossa bagagem ideológica como lente para apurar os fatos e pior ainda: Para julgar o ponto de vista do próximo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin