Maria L. Fatorelli desmente déficit da Previdência e reforça necessidade de luta contra a reforma
Nesta quinta-feira (14), a integrante da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fatorelli realizou uma palestra sobre a Reforma da Previdência e o Sistema da Dívida Pública.
A pesquisadora, com dados e argumentos embasados em anos de pesquisa sobre seguridade social e o sistema da Dívida Pública, se contrapôs a tese do governo de Bolsonaro de que é preciso uma reforma da Previdência, para que o sistema não quebre.
Fatorelli destacou que ao contrário do que o governo diz, a Previdência e o Sistema de Seguridade Social são avitários, ou seja, que sobre dinheiro. No entanto, a sobra vai para o pagamento de juros da dívida pública, destinada aos banqueiros. Quase 40% do orçamento da União é destinado para o pagamento da dívida.
O questionamento, ponto a ponto do que representa a Reforma da Previdência, foi abordado por ela que defendeu uma greve geral no país e unidade de ação. “Diante desse ataque, a gente tem que ter clareza que só existem dois lados, o dos banqueiros e o dos trabalhadores”, reforçou.
Confira o vídeo exclusivo com a pesquisadora com uma síntese sobre a palestra:
Veja o material de apoio usado por Fatorelli
A atividade foi organizada pela CSP-Conlutas, Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Sintrajud, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores Laticínios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Sintaema e CTB.
Fonte: CSP Conlutas