ANEL aprova prioridades dos estudantes gaúchos
No último sábado (12/10), foi realizada em Porto Alegre a VI Assembleia Estadual da ANEL. O evento contou com cerca de 50 participantes de sete municípios do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Cruz, Gravataí, Lajeado, Cruz Alta e Santa Maria.
Na abertura, o debate pautou a conjuntura das lutas dos últimos meses desde o transporte público, contra a reforma do Ensino Médio politécnico e contra a criminalização dos movimentos sociais. Estiveram na mesa de abertura Neida Oliveira, professora, ativista da Construção Socialista (CS) e integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas; Felipe Maciel, ativista da CUT Pode Mais e da oposição pelo Sindicato dos Rodoviários; e Matheus Gomes, estudante de História e Coordenador Geral do DCE UFRGS. As conclusões levaram à compreensão de que as lutas estão relacionadas e a ANEL está aí para levá-las adiante.
Após o almoço, os grupos de trabalho de Combate às Opressões, Educação e Criminalização dos movimentos sociais foram eixos norteadores das discussões. Em seguida, foi abordado o ponto de finanças da entidade, onde os presentes se comprometeram a colaborar para que tenhamos autonomia para desenvolver nossas ações. Em seguida, foi deliberada as resoluções da Assembleia na Plenária Final, na qual votamos as propostas de resolução encaminhadas nos grupos de trabalho e no ponto sobre finanças, além de escolher uma nova Comissão Executiva Estadual da ANEL no Rio Grande do Sul. Confira no Caderno de Resoluções os detalhes.