Notícias

Escândalo envolve JBS e família do maior desmatador da Amazônia

Cirineide Castanha foi apontada como fornecedora de gado da empresa

A JBS Friboi, maior processadora de carne bovina do mundo, comprou centenas de cabeças de gado de Cirineide Bianchi Castanha, mãe de Ezequiel Antônio Castanha, preso pela Polícia Federal acusado de ser um grande desmatador da Floresta Amazônica.

Documentos obtidos pelo Repórter Brasil revelam que os animais eram de Nova Bandeirantes, Mato Grosso, região onde a família controla diversas propriedades. Em 2013, o pai de Ezequiel, Onério Castanha, transferiu mil cabeças de gado que estavam em seu nome para Cirineide.

Os Castanha são réus de ação penal movida pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA), onde Ezequiel é apontado como chefe de uma quadrilha responsável por grilagem de terras, invasão de áreas públicas e desmatamento ilegal no entorno da BR-163, rodovia que atravessa centenas de quilômetros na Amazônia. Seu pai é visto como membro da quadrilha.  

Porém, os escândalos envolvendo a família não começaram agora. Pai e filho têm várias multas e embargos lavrados pelo Ibama em Nova Bandeirantes e nos municípios paraenses de Novo Progresso, Altamira e Itajubá. Grande parte dos casos está ligada ao desmatamento e pastagens ilegais.

A JBS informou que bloqueou a comercialização de gado proveniente de Cirineide.

Fonte: Brasil de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solverwp- WordPress Theme and Plugin